top of page

Planejamento 3D e Cirurgia Guiada

  • Foto do escritor: coesouzaodontologia
    coesouzaodontologia
  • 21 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de set. de 2019

O planejamento virtual de implantes permite a sobreposição do enceramento digital, aos tecidos gengivais e ósseos e o correto planejamento de dimensões e posicionamento dos implantes em relação as estruturas anatômicas. O processo permite precisão e previsibilidade ao cirurgião, além de segurança e conforto ao paciente no pós-operatório.

A guia prototipada em resina transparente e biocompatível é customizada e confeccionada a partir de um planejamento virtual aprovado pelo dentista. Essa tecnologia torna o procedimento mais preciso ao indicar os melhores pontos de inclinação e profundidade para a perfuração e instalação dos implantes.


Benefícios da Cirurgia Guiada:

  • Adaptação perfeita da mucosa;

  • Aproveitamento da estrutura óssea;

  • Posicionamento tridimensional;

  • Melhor pós-operatório.

O planejamento de implantes ideal baseia-se não só no correto posicionamento dos implantes em relação a estrutura óssea, mas numa emergência ideal do implante em relação a coroa protética na reabilitação, o que garante estabilidade funcional dos pilares e parafusos, bem como a manutenção da estabilidade dos tecidos. A cirurgia guiada vem revolucionando as reabilitações com implantes ósseo integráveis, valendo-se do grande avanço tecnológico nos sistemas de aquisição de imagens, tanto tomografias como scanners intraorais, bem como a melhora contínua dos softwares de planejamento e das impressoras 3D. A técnica é indicada para os desdentados totais, tanto em maxila como mandíbula, bem como para os desdentados parciais, seja para um caso unitário ou múltiplo.


Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, no qual é possível operar o paciente sem incisões e descolamentos de fibromucosa, o que acaba diminuindo o sangramento, e finalizando a cirurgia sem suturas. O pós-operatório torna-se muito mais tranquilo, diminuindo a morbidade e o uso de medicamentos para dor. Além dessas vantagens, o cirurgião obtém o correto posicionamento tridimensional dos implantes, otimizando os resultados protéticos.



Quanto ao ato cirúrgico, a satisfação dos pacientes é sempre acima das expectativas, pois a cirurgia é muito rápida e o pós-operatório torna-se extremamente tranquilo. O profissional que se habilita em realizar essa técnica apresenta como diferencial o uso da tecnologia visando o planejamento adequado e bem-estar dos seus pacientes, com menor trauma e tempo reduzido de cirurgia. Além disso, abre uma nova possibilidade de indicações, operando pacientes que apresentam algumas restrições de ordem médica, os quais necessitam de intervenções curtas, pouco invasivas, evitando sangramentos e usando quantidades reduzidas de anestésico no pós-operatório, como os anti-inflamatórios. O profissional deve possuir treinamento para se adaptar ao sistema e a trabalhar em campo fechado, pois há diferenças técnicas e de medidas entre as marcas, o que pode gerar confusão.



 
 
 

Comentários


bottom of page