
Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários
Odontologia
Odontologia
Especialidades odontológicas
Especialidades odontológicas
Especialidades odontológicas
Prótese Dentária
Prótese Dentária
Prótese Dentária
Prótese Dentária

Ortodontia

O que é Ortodontia
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.
Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
Além dos aparelhos fixos, que utilizam acessórios metálicos como bráquetes, fios e bandas e que é mais comum entre os pacientes, hoje em dia, com o avanço da tecnologia, tem se
popularizado cada vez mais tratamentos modernos e estéticos e que alcançam os mesmos resultados dos tradicionais mas, com maior satisfação, que é o caso dos alinhadores invisíveis - INVASALIGN.
Invisalign
O Invisalign é um tratamento ortodôntico que utiliza uma série de alinhadores sequenciais que são feitos sob medida para cada etapa do tratamento. É um aparelho transparente, removível, confortável e que realiza o movimento dos dentes pouco a pouco. O aparelho é indicado tanto para tratamento sutis do sorriso quanto para tratamentos ortodônticos mais complexos.
Ao iniciar seu tratamento o paciente já saberá quantos alinhadores Invisalign ele precisará ao todo para concluir seu tratamento e terá uma ideia aproximada também de sua duração. Normalmente cada alinhador é utilizado por duas semanas e de 20 à 22 horas por dia. A cada novo conjunto de alinhadores, o paciente pode sentir uma pequena pressão extra nos primeiros dias, o que é totalmente normal.
O conforto e a facilidade de higienização proporcionados ao paciente pelo Invisalign são inigualáveis, visto que não utiliza peças coladas aos dentes e por consequência não utilizar fios ortodônticos. Quem já usou aparelho fixo sabe da dificuldade em passar o fio dental entre os bráquetes, que pode acabar facilitando a ocorrência de gengivite e cáries. Por isso o Invisalign é muito indicado para pacientes que possuem comprometimento na saúde da gengiva e para crianças, além de ser indicado tanto para pacientes adultos como para adolescentes.
O Invisalign é preciso e individual, não utilizando moldes dentários grosseiros. O ortodontista captura a imagem 3D precisa do dente através do escaneamento intraoral. A linha gengival dos pacientes são diferentes umas das outras e por isso o Invisalign é cortado individualmente, tendo como resultado um alinhador com melhor aparência e maior conforto, além de ser verificado para atender os padrões de alta qualidade.
Diferenças entre Aparelho Fixo e Invisalign
O aparelho fixo é um dos métodos mais antigos e tradicionais na odontologia. Ele é composto por fios metálicos e peças que são fixadas nos dentes, os bráquetes e as bandas, exercendo a força necessária para alterar a posição dos dentes e corrigir problemas de mordida cruzada, diastemas e apinhamento.
O alinhador Invisalign é uma placa removível e feita, especialmente, para arcada dentária de cada paciente. Após uma avaliação no consultório é feito um planejamento digital de todo o tratamento utilizando tecnologia 3D para visualização e fabricação do aparelho. O Invisalign é fabricado em material transparente e quase imperceptível, podendo ser retirado nas refeições e para limpeza bucal.
Sabendo das principais características entre os tratamentos, confira abaixo as principais diferenças entre os aparelhos e as vantagens e desvantagens de cada.
-
Conforto: nesse ponto o aparelho Invisalign acaba se destacando do aparelho fixo devido a sua ausência de acessórios metálicos como os bráquetes, fios e bandas que podem irritar a boca;
-
Estética: o aparelho fixo é um grande aliado na recuperação dos dentes, mas muitos pacientes adiam a decisão de colocá-lo devido ao medo do impacto negativo na aparência. O alinhador Invisalign, por sua vez, é transparente e praticamente invisível, além de ser removível, sendo assim, o paciente pode comer e beber normalmente durante o tratamento ortodôntico, sem interferir no seu dia a dia;
-
Higiene Bucal: o Invisalign pode ser retirado e colocado com facilidade, permitindo uma excelente manutenção para realizar a escovação dos dentes e o uso do fio dental e por também facilitar a limpeza do aparelho, que pode ser enxaguado todas as noites e escovado delicadamente com a escova de dente. Já o aparelho fixo é normal que prejudique a higiene bucal, pois acaba facilitando o acúmulo de restos de comidas e pode dificultar a escovação e o uso do fio dental;
-
Número de consultas: o aparelho fixo requer visitas constantes ao dentista e o aparelho Invisalign tem uma taxa menor de visitas, visto que o dentista irá fornecer o conjunto de alinhadores necessários para o período, reduzindo a sua manutenção;
-
Custo: o aparelho fixo leva vantagem em relação ao preço, pois apresenta um custo menor do que o Invisalign. Porém, hoje existem diferentes opções de parcelamento e negociação do valor total, que acaba por tornar mais acessível o uso. É preciso sempre avaliar todos os aspectos de cada aparelho na hora decisão de qual colocar e pesar os prós e os contras tanto do aparelho fixo quanto do aparelho Invisalign. A decisão do ortodontista irá melhor auxiliar o paciente e indicar quais são as melhores opções para cada caso.


Entre em contato conosco.
É fácil e rápido.
