
Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários
Odontologia
Odontologia
Especialidades odontológicas
Especialidades odontológicas
Especialidades odontológicas
Prótese Dentária
Prótese Dentária
Prótese Dentária
Prótese Dentária

Odontologia Digital

Muitos se perguntam o que é CAD/CAM e como ele pode ajudar no tratamento odontológico de pacientes que necessitam de implantes e restaurações. A proposta do CAD/CAM é agilizar o processo, melhorar a previsibilidade na execução dos trabalhos, assegurar parâmetros, como espessuras mínimas em materiais, e, acima de tudo, conectar de forma rápida e extremamente clara profissionais de qualquer lugar do globo.
​
O que é CAD/CAM?
CAD/CAM é uma sigla em inglês que remete a duas expressões: CAD (computer aided design), ou seja, são desenhos criados por computador tridimensionalmente e atende a finalidades de guias cirúrgicos, próteses para fundição, criação de modelos, placas de bruxismo, entre outros; e CAM (computer aided manufacturing) que corresponde a parte do processo de produção criados no CAD, tornando físicos os projetos até então virtuais. Existem dois processos de manufatura: a usinagem e a impressão 3D.
​
​
A usinagem é o procedimento que tem como objetivo dar forma a uma matéria prima através de ferramentas ou máquinas. A impressão 3D é usada para criar um objeto tridimensionalmente, no qual camadas de materiais são formadas sob o controle do computador para desenvolver um objeto.
Resumidamente, o CAD/CAM é a capacidade de realizar o desenho de uma prótese no computador, ao mesmo tempo em que seu aparelho consegue enviar o comando para uma máquina que realizará a manufatura daquele desenho, transformando assim em uma prótese pronta para ser instalada na boca do paciente.
Como funciona o sistema?
Os profissionais da área realizam a digitalização diretamente em seus pacientes, sem precisar realizar moldes de gessos que costumam incomodar quem necessita de tratamento. O processo se inicia com o scanner intraoral odontológico que foi projetado para escanear até as áreas de maior dificuldade, reproduzindo digitalmente cada detalhe da boca do paciente (deixando a moldeira de lado e toda a preparação do material, a "imobilidade" do paciente diante do procedimento e sem erros na interpretação dos dados). Depois de coletada as informações através do scanner, as informações são enviadas para um software específico que fará a construção virtual ou o desenho da prótese. Logo após, o software ajuda a fazer os ajustes necessários para que os elementos protéticos tenham assentamento perfeito sobre o preparo.
​
​
​
​
​
A próxima etapa inicia a fresagem da prótese, que foi desenhado no computador, com resultados precisos e em menor quantidade de tempo. Após a fresagem, dependendo do material utilizado, existe a necessidade de levar a prótese criada para um forno de cristalização, quando utilizado cerâmica de dissilicato, ou de sinterização, no caso da zircônia, garantindo assim a resistência e a estabilidade dos materiais
Com essa tecnologia é possível realizar o tratamento completo do paciente com taxas menores de erro, sem nenhum incômodo e com simulações do procedimento (sendo possível mostrar ao paciente uma reprodução fiel do resultado final do tratamento). O procedimento é ágil, realizado em uma única sessão e as imagens são de alta qualidade.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Os benefícios do CAD/CAM
A utilização do sistema CAD/CAM diminuiu o tempo de confecção das peças, eliminou os custos das etapas de produção, extinguiu os possíveis erros manuais (já que, até então, as peças eram feitas manualmente), possibilitou um trabalho mais bem feito e exato, diminuiu o desconforto dos pacientes e permitiu que os profissionais pudessem trabalhar com facilidade em materiais extremamente resistentes. Consequentemente, as peças ficaram mais bem produzidas e a estética do resultado final é extremamente satisfatória.
Além disso, com a precisão técnica há também uma diminuição significativa nas chances do paciente quebrar ou perder as próteses ou precisar realizar ajustes as restaurações ou colocação das próteses.
O sistema CAD/CAM aceita também uma variedade imensa de matérias como a zircônia, cerâmica feldspática, dissilicato de lítio, PMMA para provisórios e calcinável, cerâmicas hibridas, metal pré-sinterizado, o que possibilita que os profissionais possam oferecer aos seus pacientes valores que caibam em seu orçamento, ao mesmo tempo em que garantem a durabilidade e a qualidade do que é criado em seu consultório.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​


CAD/CAM
Entre em contato conosco.
É fácil e rápido.

